BC reduz previsão do PIB de 2,1% para 1,9% em 2025

Inflação para este ano cai para 5,01%, mas segue acima da meta

Mar 27, 2025 - 12:26
BC reduz previsão do PIB de 2,1% para 1,9% em 2025
Segundo o BC, apesar do forte crescimento de 3,4% em 2024, a desaceleração no quarto trimestre, com um crescimento de apenas 0,2%, foi mais acentuada do que o esperado

O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira, 27, seu relatório de política monetária do primeiro trimestre, revisando para baixo a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2025, de 2,1% para 1,9%. A projeção consta no documento que avalia a economia do país.

Segundo o BC, apesar do forte crescimento de 3,4% em 2024, a desaceleração no quarto trimestre, com um crescimento de apenas 0,2%, foi mais acentuada do que o esperado, especialmente nos setores mais sensíveis ao ciclo econômico, como o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo. Esse cenário levou à revisão da projeção para o ano seguinte.

O relatório também aponta que a projeção de inflação para 2025 teve uma leve queda para 5,01%, permanecendo acima da meta estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

O BC considera que a economia aquecida ainda representa um desafio para a convergência da inflação à meta.

Nas projeções do cenário de referência do Banco Central, a inflação deve permanecer acima do limite superior da meta ao longo de 2025, começando a ceder apenas no último trimestre do ano, mas ainda se mantendo acima do objetivo central.

O documento ressalta que o cenário externo continua desafiador para países emergentes, com incertezas em relação à política econômica e comercial dos Estados Unidos, o que pode impactar o ritmo de crescimento global e a postura do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow