Férias: o investimento mais rentável da sua empresa

Os períodos de descanso permitem a desconexão das pressões diárias, reabastecimento das energias e retorno ao trabalho com novas perspectiva

Mar 19, 2025 - 12:57
Férias: o investimento mais rentável da sua empresa

Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, a busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional tornou-se uma necessidade urgente.

A saúde mental, outrora um tabu, agora ocupa um lugar central nas discussões sobre bem-estar e produtividade.

Neste contexto, as férias são entendidas como um dos pilares para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e engajadores, produtivos e criativos.

Pesquisa realizada pelo Férias & Co. para medir os índices de engajamento, satisfação, retenção, nível de bem-estar e a importância das férias para os colaboradores de empresas dos mais diversos segmentos, mostra que um dos resultados mais expressivos é que 92% dos entrevistados acreditam que os momentos de lazer e descanso podem beneficiar a saúde mental.

Ao todo, o questionário obteve 586 respondentes com idades entre 18 e 54 anos, que ocupam cargos de analistas até diretores.

As férias têm sido cada vez mais valorizadas pelos colaboradores e o bem-estar tem se tornado um grande aliado para o sucesso sustentável das empresas.

Os períodos de descanso permitem a desconexão das pressões diárias, reabastecimento das energias e retorno ao trabalho com novas perspectivas.

Um tempo dedicado ao descanso ainda reduz o estresse, melhora o humor e aumenta a satisfação no ambiente profissional.

Quando os colaboradores se sentem valorizados e cuidam da sua saúde mental, isso também reflete na qualidade das entregas.

Além do período de descanso, há ainda uma tendência cada vez mais comum no ambiente corporativo e que tem se mostrado positiva para a promoção da saúde mental: o workation, termo que tem ganhado popularidade entre profissionais das mais diversas áreas.

A palavra é uma combinação de trabalho (work) e férias (vacation), e serve para descrever a prática de trabalhar remotamente enquanto se está em um local diferente, até mesmo em uma viagem. 

O workation é um forte aliado na busca pela saúde mental das equipes, pois oferece flexibilidade, permitindo que os profissionais escolham onde trabalhar. Isso também reflete positivamente na atração e retenção de novos talentos, já que a possibilidade de trabalhar em um ambiente relaxante, como uma praia ou uma montanha, e estar mais próximo da família, inclusive nestas viagens, diminui o estresse e o esgotamento físico e mental.

Além disso, um local diferente pode ajudar a quebrar a rotina e proporcionar novas experiências e perspectivas, que podem refletir até mesmo na carreira dos colaboradores.

As férias e o workation representam muito mais do que um simples período de descanso. São investimentos estratégicos que podem transformar a cultura organizacional, aumentar a produtividade e garantir a longevidade das empresas.

Ao oferecer aos colaboradores a oportunidade de se desconectar, recarregar as energias e encontrar um novo propósito, as empresas estão investindo no seu maior ativo: as pessoas.

Neste cenário, é importante que o mundo corporativo tenha em mente que tais tendências não podem passar despercebidas, pois podem ser cruciais para as mudanças que determinam o futuro do trabalho. É preciso que líderes e gestores entendam que as ações tradicionais que acontecem há décadas não estão sendo mais suficientes para atender às demandas e expectativas dos colaboradores. 

A promoção de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal é, portanto, um investimento vital que pode resultar em uma cultura corporativa mais positiva e produtiva.

* Bruno Carone é cofundador e CEO do Férias & Co

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow