O que a 34ª Convenção Nacional nos mostrou sobre o futuro da mídia OOH

A 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor reuniu profissionais de toda a cadeia do OOH para três dias de debates enriquecedores, onde reunimos mais de 380 participantes e representantes de 10 países vindos da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia: Argentina, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Jordânia, México, Portugal e Reino Unido, fortalecendo nosso compromisso com a inovação, tecnologia e sustentabilidade no setor.
A convenção mostrou, mais uma vez, a força do associativismo. Do pequeno ao grande display, todos cabem aqui.
A presença de atores de diferentes portes e regiões ajuda a fortalecer o mercado, promovendo um ambiente mais democrático e estruturado.
Uma pesquisa econômica realizada pela Tendências Consultoria, em novembro de 2024, trouxe um retrato fiel desse cenário da Central de Outdoor, mostrando que 40% dos veículos de OOH no Brasil são micro ou pequenos, enquanto 51% são de médio porte.
Isso prova que a diversificação de formatos e modelos de negócio são essenciais para a sustentabilidade do setor.
No Brasil, o OOH continua em ascensão, ocupando 11,8% do bolo publicitário, segundo dados do Cenp-Meios, divulgados em março de 2025.
Isso é resultado da combinação entre criatividade, avanços tecnológicos e um ecossistema colaborativo que tem trabalhado para valorizar a mídia exterior.
Nosso compromisso é garantir que esse crescimento continue de forma estruturada, com a profissionalização do setor e o desenvolvimento de métricas mais precisas.
A palestra de Tom Goddard, presidente da WOO (World Out of Home Organization), reforçou o protagonismo do Brasil no mercado global.
Pela primeira vez, nosso país entrou para o top 10 mundial de investimentos em OOH, alcançando US$ 1,3 bilhão.
Esse crescimento acompanha o aumento global do DOOH (Digital out of home), que passou de 20% de participação no Brasil em 2022 para mais de 50% em 2024.
O desafio agora é consolidar essa posição e expandir ainda mais nossas possibilidades, principalmente através da digitalização e da programática.
Outro momento marcante foi a palestra de Hugo Rodrigues, que destacou o impacto da inovação e do uso de dados na publicidade. Como ele bem pontual, “Quem deve atender às novas demandas do mercado vai sair na frente”.
A pesquisa da Tendências também trouxe insights importantes sobre a importância dos grandes formatos, que representam 68% dos veículos de OOH do Brasil e têm um peso significativo no faturamento do setor.
No entanto, vale uma reflexão: grande parte dos dados apresentados ainda não é devidamente mensurada.
Por onde falamos, buscamos sempre deixar um legado. Desta vez, desenvolvemos uma campanha publicitária para circular na mídia exterior de todo o país.
Como destacou Felipe Davis, diretor de Novos Negócios da Central de Outdoor, “Viemos ao Rio para usufruir de tudo de maravilhoso que a cidade oferece, mas estamos felizes em deixar essa campanha como legado”.
A ideia surgiu na reunião de pauta da convenção, em parceria com o Clube da Criação Rio de Janeiro, ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) e Grupo de Mídia RJ, com o objetivo de mostrar o Rio de Janeiro como uma capital de negócios e um mercado promissor para OOH e DOOH.
Com o apoio de nossos associados, a campanha "Rio é ROI" foi lançada e impactou o logotipo público na saída do evento. É uma força do associativismo impulsionando pautas relevantes para as cidades.
A mudança do nome da nossa convenção para OOH Summit Brasil, a partir de 2026, reflete essa evolução.
O evento será realizado em São Paulo, acompanhando a dinâmica de um dos principais mercados publicitários do país e trazendo ainda mais visibilidade ao setor.
E como foi aqui na abertura deste ano, o melhor ainda está por vir. O OOH Summit Brasil não será apenas uma mudança de nome, mas um marco na história do nosso setor.
Um movimento que faz parte da indústria de mídia exterior do Brasil e do mundo para acelerar a qualificação, a troca e o protagonismo do mercado.
O que essa convenção nos mostrou é que não estamos sozinhos. O OOH brasileiro é resultado de um trabalho coletivo, de empresas que acreditam no potencial da mídia exterior e de um ecossistema que valoriza a troca de experiências.
Vamos continuar construindo juntos esse futuro, fortalecendo cada vez mais a nossa presença no mercado global e consolidando o OOH como um dos pilares da comunicação moderna.
* Halisson Pontarolla é presidente da Central de Outdoor
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