Pesquisa revela que a maioria dos consumidores não se arrepende de comprar produtos indicados por influenciadores

O relatório revela ainda que 45% dos compradores sempre têm suas expectativas superadas quando confiam na recomendação

Mar 10, 2025 - 11:58
Mar 10, 2025 - 12:03
Pesquisa revela que a maioria dos consumidores não se arrepende de comprar produtos indicados por influenciadores

Uma pesquisa realizada pela Youpix, em parceria com a Nielsen, mostra que dois terços dos consumidores não se arrependem ao comprar produtos que são indicados por influenciadores digitais.

Entre o outro terço que foi desapontado, 61% se arrependeram porque o produto era ruim, enquanto 38% afirmaram que o criador de conteúdo mentiu na publicidade.

O relatório “O Efeito da Influência no Consumo” revela ainda que 45% dos compradores sempre têm suas expectativas superadas quando confiam na recomendação de um creator, enquanto apenas 20% discordam.

De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, essa alta satisfação dos consumidores para com os influenciadores reflete a confiança construída através de conexões autênticas.

“Quando um creator indica um produto, ele faz isso de forma personalizada, compartilhando suas próprias experiências e mostrando a aplicação prática no dia a dia. Essa proximidade cria uma sensação de credibilidade muito maior do que a publicidade tradicional, que muitas vezes soa impessoal”, explica.

A análise vai de encontro a outro dado da pesquisa da Youpix e Nielsen, em que é mostrado que conteúdos relacionados à aplicações de uso do produto incentivam a compra.

Dicas de uso e tutoriais, por exemplo, foram apontados como os principais conteúdos que estimulam a compra de um produto recomendado por um influencer.

“Além disso, os influenciadores conhecem bem suas audiências e entendem suas necessidades e preferências. Essa afinidade permite que eles selecionem produtos que realmente têm potencial para agradar seus seguidores, aumentando a chance de satisfação após a compra. Outro ponto importante é que, diferentemente de campanhas convencionais, os creators costumam responder comentários, tirar dúvidas e engajar com seu público, ampliando a segurança na hora da compra” continua o profissional.

Fabio também diz que a transparência tem se tornado uma prática cada vez mais comum no mercado de influência. Segundo ele, quando os influenciadores deixam claro que um conteúdo é patrocinado, mas ainda assim fazem uma recomendação sincera, os seguidores valorizam essa honestidade.

Essa combinação de autenticidade, proximidade e relevância explica por que tantos consumidores se sentem satisfeitos com suas compras, na opinião do especialista.

Por fim, Gonçalves afirma que é fundamental que agências incentivem seus talentos a serem autênticos com seus seguidores, contribuindo para um mercado de influenciadores cada vez mais confiável e com alta satisfação por parte dos consumidores.

“Além disso, nós orientamos que eles sejam transparentes sobre conteúdos patrocinados, utilizando marcações claras como #publi ou #ad e compartilhando experiências sinceras com os produtos. Ter um agente experiente é essencial nesse processo, pois muitas vezes as propostas parecem irrecusáveis, mas cabe a nós aconselhar o creator a dizer não se não acreditar no produto ou se a empresa exigir uma postagem antes que o produto realmente faça efeito. Essa orientação ajuda a evitar campanhas precipitadas, garantindo que as recomendações sejam genuínas. A curadoria cuidadosa das parcerias e o incentivo a um relacionamento próximo com os seguidores fortalecem a confiança nas publicidades feitas por influenciadores”, finaliza.

O estudo foi realizado entre 30 de setembro e 7 de outubro de 2024, com 1.000 entrevistados de diferentes perfis demográficos. Entre os participantes, 65% são mulheres e 29% homens. A pesquisa completa está disponível em https://www.youpix.com.br/pesquisa-shopper-2025-download.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow