Sustentabilidade no setor de decoração: o padrão que chega para ficar
O desenvolvimento de iniciativas e produtos sustentáveis é um tema cada vez mais discutido em nível mundial

O desenvolvimento de iniciativas e produtos sustentáveis é um tema cada vez mais discutido em nível mundial, principalmente por conta dos inúmeros problemas ambientais que, inclusive, tendem a crescer se diversas atitudes não forem tomadas de forma rápida e efetiva.
Assim, companhias buscam por caminhos mais verdes, levando em conta também, o aumento da preocupação dos consumidores em relação ao planeta.
Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a preocupação com a sustentabilidade está presente em 60% das indústrias.
Além disso, de acordo com pesquisa realizada pelo Ipec, instituto de pesquisas de mercado e opinião, 52% dos brasileiros estão muito preocupados com o meio ambiente.
O setor de decoração tem sido, portanto, impactado por este cenário, e empresas estão transformando tanto a forma de desenvolverem itens, como criando produtos diferenciados, já nascidos em um cenário de preocupação com a natureza.
Produtos sustentáveis em diversos âmbitos
Painéis e artigo decorativos de bambu, tintas ecológicas, mesas e cadeiras de madeira reaproveitada, e bowls feitos de folhas de árvore ou plásticos pós-consumo são alguns dos exemplos.
Também é importante ressaltar a crescente valorização do reaproveitamento de objetos que seriam descartados, fazendo com que se transformes em novos itens.
As pessoas não estão deixando de querer objetos belos, apenas estão buscando mais por produtos que vão além da aparência, que possuem significado e não prejudicam a natureza.
A transparência das marcas neste contexto passa a ser mais valorizada e podemos ver diversas empresas ganhando espaço no mercado ao demonstrarem de que forma não trazem danos ao meio ambiente.
Criação de itens sofisticados e sustentáveis
Mudar linhas de produção e desenvolver novos itens são processos que exigem estudo e dedicação, mas não há outro caminho a ser seguido se não o da sustentabilidade.
Chegaremos em um ponto em que não será viável e até possível optar por itens que prejudiquem o ambiente.
As companhias que já embarcaram neste novo padrão estão na frente do mercado e aquelas que estão ignorando o movimento, sofrem sérios riscos de sumirem ao longo dos anos.
O presente e o futuro do setor de decoração são verdes e não tem mais como mudar isso.
* Carlos Clur é CEO do Grupo Eletrolar, organizador que junto com a Messe Frankfurt, está trazendo a Interior Lifestyle South America para o Brasil, a maior feira internacional focada em produtos de casa, decoração e estilo de vida
Qual é a sua reação?






